Image Map

Como fazer umectação capilar ?

Oi meninas, estava LOUCA para vir fazer um post sobre cabelos, sei que todo mundo gosta e eu também adoro.
 Bom, hoje vou falar um pouco sobre umectação capilar. ( Em breve vou falar um pouco sobre cronograma capilar). Pera aí! Você não sabe o que é umectação? 


 O que é umectação?


 Não vou explicar com termos técnicos porque sei que é bem complicado de entender (eu também não entendo muito desses termos), então vamos lá primeiramente entender o que é.
 A umectação capilar é uma técnica usando APENAS óleos 100% vegetais para repor os lipídeos da fibra capilar, trazendo de volta a maciez e ajudando na hidratação de cabelos porosos e bastante ressecados.





Quais óleos posso usar na umectação capilar?

 Primeiramente quero deixar bem claro que para fazer a umectação NUNCA usar óleos minerais ou ou óleos vegetais que apresentam em sua composição: óleo mineral, silicone, pretrolatos ou parafina. Ou seja, óleos que são especificamente para cabelos com certeza em sua composição apresentará alguma dessas "exceções".
 Existem alguns óleos que podem fazer o milagre nos seus cabelos e um deles você com certeza tem na sua cozinha. Sim! O azeite de oliva extra virgem. E é o mais fácil de encontrar.

  • Óleo de coco: Rico em ácidos graxos e vitamina. Restaura a estrutura dos fios, proporciona equilíbrio aos fios danificados. É indicado para fios ressecados e combate o frizz;
  • Óleo de jojoba: Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Boa opção para quem tem o couro cabeludo oleoso;
  • Óleo de abacate: Rico em vitaminas A e E. Inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, garantindo assim hidratação e nutrição profunda aos fios;
  • Azeite de oliva extra virgem: Doa maciez, brilho e hidratação aos nossos fios. É ótimo para cabelos ressecados. É de fácil aplicação e absorção nos fios.

Como fazer?

 A umectação pode ser feita de maneiras diferentes, basta você fazer a que melhor se encaixa ao seu horário ou à sua preferência mesmo. A técnica é simples: Basta aplicar com os cabelos secos um óleo 100% vegetal, massageando e enluvando os fios, depois é só proceder com a lavagem normal (sim, lavamos com shampoo) e condicionar ou hidratar como preferir.
  •  Com o cabelo seco e sujo, aplicar o óleo da raiz às pontas ( sem medo pois seu cabelo não ficará oleoso), deixar agir no mínimo 1 hora no cabelo para melhor resultado, depois lavar normalmente e condicionar os fios.
  • Lavar os cabelos apenas com shampoo, esperar secar completamente, aplicar o óleo da mesma maneira que descrita acima, deixar agira cerca de 30 minutos, lavar e condicionar os fios.
  • Aplicar com os cabelos secos ( não precisa estar sujo), usar uma touca e dormir com o óleo nos fios, lavar e condicionar os fios pela manhã.
  • Existe também uma maneira rápida de aplicação ( talvez não muito eficaz), aplicar nas pontas quando ressecadas, deixar agir um pouco antes do banho, depois lavar e condicionar os fios.
Dicas!

  •  Quanto à quantidade de aplicação por semana vai variar MUITO de cabelo para cabelo, então você precisa realmente saber a necessidade que seu cabelo tem de receber os óleos. 

  • Acho mega importante seguir um cronograma capilar para melhor resultado dos processos, sem exagerar em nada para não acabar tendo um resultado contrário ao que se espera.

  •  Existem com certeza casos em que seu cabelo não se adapta ao óleo usado, então é legal trocar de óleos para conseguir o melhor resultado. 

  • Após a umectação, recomendo não usar secador no ar quente/ chapinha para não oxidar os componentes dos óleos, deixe secar natural pois o resultado ficará ótimo.

  •  E não se esqueça de sempre enxaguar os fios com água fria, ajudando a manter a cutícula do cabelo mais fechada e também não oxida os componentes.


Bom meninas é isso! Espero que tenham gostado. Um super beijo! ♥♥
 E você, já fez umectação capilar? Me conta o que achou!

0 Comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Vou adorar ler ♥